Logo - Pampa Sul Energia

Projeto

Programas de preservação e recuperação da Biodiversidade

flora
Postado dia 22/02/2025

Em complemento ao Programa de Gestão do Reservatório, a Usina realiza, anualmente, programas de recuperação vegetal nas áreas diretamente afetadas pelo empreendimento. 

 

  • Programa de Reposição Florestal: inclui a reposição florestal de espécies arbóreas e arbustivas e preservação de campo nativo, abrangendo o monitoramento das árvores conhecidas como Corticeira-do-Banhado, que foram transplantadas. As ações de reposição de espécies arbóreas e arbustivas já recuperaram mais de 102,6 hectares de área. No ano de 2024, as principais ações realizadas foram reposição, manutenção de tutores, amarração das mudas e controle de formigas. 

 

  • Programa de Revegetação das Matas Ciliares e Conexão do Corredor Ecológico: tratase da recuperação de 11 quilômetros de margem de mata ciliar nas proximidades do Reservatório, área equivalente à extensão de vegetação suprimida das margens do Rio Jaguarão para a implantação do Reservatório. Ao final de 2024, a recuperação, iniciada ainda na fase de implantação da Usina, já havia resultado no plantio de 76% da área prevista.


Ações compensatórias e recuperação de áreas degradadas 
As áreas utilizadas pela Usina, na fase de instalação, encontram-se em recuperação com ações do Programa de Recuperação de Áreas Degradadas, que tem por objetivo principal reestabelecer a sucessão ecológica e promover a estabilidade no local. As ações do Programa contemplam a recuperação de regiões do entorno da Usina, da barragem e da Linha de Transmissão associada ao ativo. Em cumprimento às obrigações relativas à Compensação Ambiental no âmbito do licenciamento, devidamente fiscalizadas pelos órgãos ambientais, a Companhia segue o plano de investimentos para quitação dos valores que, ao final de 2024 somavam aproximadamente R$ 8 milhões.