Na Usina Termelétrica Pampa Sul, a segurança é uma prioridade. Para isso, implementamos o Plano de Atendimento a Emergências (PAE), que está previsto na Licença de Operação da Usina. Este plano estabelece critérios rigorosos para a gestão de situações emergenciais, levando em consideração os impactos sociais e ambientais, bem como os perigos e riscos associados à saúde e segurança dos nossos trabalhadores e a comunidade na área de influência direta e indireta.
O PAE é um documento abrangente que define ações de comunicação e protocolo para serem seguidas durante momentos de crise. Está disponível em formatos físico e digital, garantindo acesso a todos os colaboradores da Companhia, assim como a terceiros, fornecedores e visitantes em nossas instalações e instituições do Poder Público, como Prefeituras e Defesa Civil, dentre outros.
Plano de atendimento a emergência para usina – PAE
O Plano de Atendimento a Emergências (PAE), previsto na Licença de Operação da Usina, estabelece critérios para a gestão de situações emergenciais, considerando impactos sociais e ambientais, além de perigos e riscos relacionados à saúde e segurança dos trabalhadores. O PAE também define ações de comunicação em momentos de emergência. Disponível para consulta em formatos físico e digital, o plano aplica-se a todos os colaboradores próprios da Companhia, bem como a terceiros, fornecedores e visitantes que acessam as instalações da Usina.
O PAE detalha informações e procedimentos a serem seguidos em casos de emergências e acidentes. Esses protocolos são apresentados no processo de integração de novos colaboradores (diretos e indiretos) e fornecedores. Em 2024, foram realizados nove simulados de emergência sobre os temas: vazamento com hidrogênio; explosão da caldeira CFB ou demais vasos de pressão e tubulações; atropelamento com vítima; acidente veicular; resgate de acidentado em queda de altura; resgate acidentado em espaço confinado e resgate acidente veicular. Além dos simulados, o PAE capacitou aproximadamente 50 colaboradores nos requisitos essenciais do Plano. Além das atividades do PAE, a Pampa Sul promove campanhas de conscientização e cuidado com a saúde como o Outubro Rosa e o Novembro Azul, voltados à prevenção do câncer de mama e de próstata, respectivamente.
Plano de atendimento a emergência para Barragem – PAE-B
A Pampa Sul elaborou um Plano de Atendimento de Emergência da Barragem específico para a barragem de água Jaguarão 2 (J2). Além de indicar cenários de riscos, esse Plano inclui protocolos de emergência e o cadastro das famílias passíveis de serem atingidas, bem como as Zonas de Autossalvamento (ZAS) e as zonas de segurança secundárias. Também foram instalados alarmes sonoros em pontos estratégicos das áreas abrangidas pelo PAE-B. Em paralelo, os Planos de Comunicação foram ampliados com as atualizações das ações de emergência das Defesas Civis dos municípios de Hulha Negra e Candiota, pois a barragem J2 está instalada na fronteira entre as duas cidades. Nessa região, placas de sinalização foram instaladas em áreas de risco e as famílias passaram por treinamento.
Conteúdo e Procedimentos do PAE
O Plano de Atendimento a Emergências detalha informações e procedimentos essenciais a serem seguidos em caso de emergências e acidentes. Os protocolos são apresentados durante o processo de integração de novos colaboradores, tanto diretos quanto indiretos, além de fornecedores, assegurando que todos estejam bem-informados e preparados para agir em situações críticas.
Esses simulados são fundamentais para capacitar nossa equipe e garantir que todos estejam prontos para responder de forma rápida e eficaz em situações emergenciais. Além disso, o PAE capacitou aproximadamente 50 colaboradores nos requisitos essenciais do plano, reforçando nossa dedicação à formação e à segurança.
Na Pampa Sul, estamos comprometidos em manter um ambiente seguro para todos os nossos colaboradores e a comunidade, e o Plano de Atendimento a Emergências é um reflexo desse compromisso. Nosso objetivo é garantir que todos saibam como agir em casos de emergência, protegendo vidas e minimizando impactos.