Manter relações sustentáveis com as comunidades do entorno das operações é essencial para a geração de valor compartilhado e a longevidade dos negócios. Ao estabelecer um diálogo transparente, ético e colaborativo, a Companhia fortalece a confiança e promove a inovação com qualidade, segurança e acessibilidade.
A Pampa Sul está comprometida em colaborar para o desenvolvimento sustentável da região, por isso, a Companhia tem se dedicado a estabelecer práticas voltadas ao impacto social positivo. Desde o início das suas atividades, a Usina reconhece a necessidade de se manter engajada em ações sociais direcionadas ao desenvolvimento das comunidades locais. Entre essas ações, destacamos abaixo os subprogramas de Educação Ambiental:
Grupos sociais: voltadas à capacitação, geração de emprego e renda e cuidados com a saúde e meio ambiente, o programa busca fortalecer o relacionamento da Usina com as comunidades e lideranças dos municípios de Candiota (RS) e Hulha Negra (RS), em especial as comunidades de Seival e Trigolândia.
Trabalhadores: dedicado aos empregados diretos e indiretos da UTE Pampa Sul, o Programa dissemina informações sobre as atividades da Usina e seus impactos ambientais e sociais, além de proporcionar conhecimento sobre o tema e a execução dos Programas Ambientais (PBA).
Agricultura familiar: sob o olhar para a sustentabilidade econômica e fomento das comunidades do entorno, o projeto é desenvolvido em assentamentos rurais localizados nos municípios gaúchos de Hulha Negra e Candiota. As atividades realizadas têm como base os resultados do Diagnóstico Rural Participativo (DRP). Destaque para a Recuperação de Nascentes perenes do Rio Jaguarão (já foram recuperadas 167), todas com relações ecológicas restabelecidas, sendo mitigados os riscos de impacto antrópico no local. Essa iniciativa é fundamental para garantir a saúde ambiental e a sustentabilidade dos recursos hídricos da região.