A instituição pública, vinculada ao Ministério de Minas e Energia, está conduzindo pesquisas sobre as cinzas para compreender suas características físico-químicas, visando o reaproveitamento na cadeia produtiva e na economia circular, além de apoiar a transição energética.
Os próximos passos incluem a assinatura de um termo de cooperação técnica para promover a troca de informações entre a instituição e a Pampa Sul.
Alan Burdin, gerente de EQS da Pampa Sul, ressalta a importância deste levantamento feito pela instituição em prol da sustentabilidade. “A visita possibilitou aproximação com os técnicos , visando cooperação futura para a busca de novas alternativas sustentáveis e inovadoras para o reaproveitamento dos resíduos de cinzas.”
GOVERNO RS
Representantes do SGB também estiveram reunidos com a secretária do Meio Ambiente do Rio Grande do Sul, Marjorie Kauffmann, para discutir o projeto Estudos Multidisciplinares de Redução de Impactos da Mineração e Promoção de Circularidade na Indústria Mineral do Brasil. Foram debatidos, ainda, a assinatura de um protocolo de intenções e um possível acordo de cooperação.
De acordo com a chefe do Departamento de Recursos Minerais do SGB, Maísa Abram, o estudo abrange a caracterização dos resíduos de mineração, incluindo o número e volume de materiais descartados, sua composição, mineralogia, suas características tecnológicas e químicas. “A ideia é identificar potenciais rotas de processos inovadores para a produção de materiais secundários, rotas de consumo, estudos de mercado e contribuir para a consolidação de Arranjos Produtivos Locais de Base Mineral. Além disso, visa desenvolver um estudo geoeconômico e fortalecer ações de circularidade mineral no estado”, explicou.
No Rio Grande do Sul, a avaliação do potencial de reaproveitamento de rejeitos envolve a extração de carvão em Candiota, a mineração de ametista no Distrito Mineiro de Ametista do Sul e, possivelmente, de cobre nas minas de Camaquã. Em nível nacional, a iniciativa prevê um inventário dos passivos ambientais da mineração.
Pelo SGB, participaram a gerente de Geologia e Recursos Minerais da Superintendência de Porto Alegre (RS), Paloma Gabriela Rocha; a coordenadora nacional do Projeto de Economia Circular, Ana Paula Justo; a coordenadora executiva, Lucy Takehara Chemale; e os pesquisadores Giovani Parisi, José Luciano Stropper e Daiane Hammes. Representando a SEMA, estiveram presentes o subsecretário Cristian Vieira Duarte, o diretor do Departamento de Mineração, Otávio Pereira de Lima, e a chefe da Divisão de Mineração, Andrea Garcia de Oliveira. Já pela Fundação Estadual de Proteção Ambiental (FEPAM), participou o diretor técnico Gabriel Ritter.
31/03/2025 ás 15:50
26/03/2025 ás 17:45
20/01/2025 ás 13:30
04/12/2023 ás 19:00
08/05/2023 ás 10:00